Carthamus Tinctorius: planta base para extração do óleo de Cártamo

Imagem: Carthamus Tinctorius.
Por: Stoonn (freedigitalphotos.net)

As cápsulas de óleo de Cártamo são feitas de um óleo extraído das sementes da planta Carthamus Tinctorius. Ela é facilmente encontrada no Arquipélago dos Açores, um conjunto de ilhas portuguesas e também na parte continental do país.

Pesquisadores descobriram há algum tempo que óleo de Cártamo ajuda a emagrecer por modificar o metabolismo humano e facilitar a queima de gordura. Veja como isso acontece:

Por que o óleo de Cártamo emagrece?

O óleo do cártamo funciona como um inibidor das enzimas lipogênicas (LPL) que são responsáveis por estocar gordura em nosso corpo. Por outro lado também estimula a ação das enzimas lipolíticas, que são responsáveis por facilitar a queima.

O óleo da planta possui uma composição rica em ácido linoleico (ômega 6) e em ácido oleico (ômega 9). Os principais benefícios são a ação intioxidante, o combate à hipertensão, ao colesterol ruim (LDL) e a manutenção do colesterol bom (HDL).

O consumo regular do óleo de Cártamo ajuda a produzir a sensação de saciedade, pode diminuir a retenção de líquidos, inflamações e combater doenças como o diabetes tipo 2.

Onde Encontrar?

Você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais para emagrecer ou mesmo pela internet. Separamos dois dos óleos mais usados e deixamos os links abaixo para você ter acesso aos produtos.

PREÇO ÓLEO DE CÁRTAMO EM CÁPSULAS

Versão combinada com óleo de coco:

ÓLEO DE CÁRTAMO + COCO

Como usar o Óleo de Cártamo

O óleo de Cártamo pode ser consumido por qualquer pessoa, desde que não seja de forma exagerada. É muito comum ele substituir o azeite de oliva como acompanhamento em saladas por ter um sabor suave.

Deve ser usado em alimentos frios ou à temperatura ambiente, pois a exposição à altas temperaturas fazem com que ele perca parte de suas propriedades.

Recomenda-se consumir diariamente duas colheres de chá do óleo propriamente dito. Por exemplo, uma no café da manhã e outra no jantar.

No caso das cápsulas de óleo de Cártamo, deve-se seguir a posologia recomendada pelo fabricante. Porém a maioria deles recomenda ingerir 4 cápsulas por dia meia hora antes das principais refeições.